Seleção brasileira masculina de basquete está definida para Rio-2016

O técnico argentino Ruben Magnano definiu os 12 jogadores que vão representar a seleção masculina de basquete nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. O último atleta cortado foi o armador norte-americano naturalizado brasileiro Larry Taylor – que disputou os Jogos de Londres-2012 e atua no Mogi das Cruzes.

Magnano preferiu optar por Rafael Luz, armador de 24 anos do Flamengo, nove anos mais jovem do que Taylor. Aliás, a questão da idade é um ponto importante nesse plantel. Apenas quatro jogadores têm menos de 30 anos, que é a média da equipe.

Os Jogos do Rio-2016 serão bem equilibrados na modalidade. Tirando os Estados Unidos que são os favoritos ao ouro, há pelo menos sete equipes com chances de medalha, ou seja, a distância entre um pódio olímpico e uma disputa pelo oitavo lugar é muito pequena.

A seleção brasileira estreia no dia 7 de agosto contra a forte e tradicional Lituânia. Depois joga com a Espanha, medalha de prata nos últimos dois Jogos Olímpicos, no dia 9. No dia 11 enfrenta a Croácia, que veio do pré-olímpico mundial, e no dia 13 encara a campeã olímpica em 2004, Argentina. Fecha a participação contra a Nigéria no dia 15, teoricamente o adversário mais fraco, porém, na prática não deve ser assim. A seleção africana tem jogadores na NBA e com um certo destaque, como Al-Farouq Aminu.

O Brasil está se preparando no ginásio da Hebraica, em São Paulo. Neste mesmo local, a equipe enfrenta a Romênia em dois amistosos nos dias 23 e 25 de julho. Um adversário fraco, mas o único que aceitou vir, de acordo com o técnico da seleção.

No dia 28, o amistoso será com a Austrália – que estará na Olimpíada – em Mogi das Cruzes. Dois dias depois o confronto é contra a China – também presente nos Jogos – pelo Super Desafio Bra, também na cidade do interior paulista. Dependendo do resultado desta partida, enfrenta no dia 31 Austrália ou Lituânia. O teste final será em 2 de agosto contra a China, no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos.

Lista dos convocados para os Jogos do Rio-2016:

Armadores: Marcelo Huertas (Los Angeles Lakers), Rafael Luz (Flamengo) e Raulzinho Neto (Utah Jazz)

Alas-armadores: Leandrinho Barbosa (Phoenix Suns) e Vitor Benite (UCAM Murcia)

Alas: Alex Garcia (Bauru Basquete) e Marquinhos (Flamengo)

Ala-pivô: Guilherme Giovannoni (Brasília)

Pivôs: Anderson Varejão (Golden State Warriors), Augusto Lima (Real Madrid), Nenê Hilário (Houston Rockets) e Rafael Hettsheimeir (Bauru)

 

Foto: Divulgação / CBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confirme que você não é um robô. *