REPESCAGEM DA EUROPA DEFINIDA

A Fifa definiu nesta terça-feira (17) os duelos que apontarão as quatro últimas seleções europeias classificadas para a Copa do Mundo de 2018.

Um sorteio realizado na sede da entidade, em Zurique, determinou que a tetracampeã mundial Itália enfrentará a Suécia, finalista em 1958, na disputa por uma vaga no Mundial do ano que vem, na Rússia.

O evento que teve como anfitriões a apresentadora mexicana Vanessa Huppenkothen e o ex-jogador da seleção espanhola Fernando Hierro também determinou os outros três confrontos: Irlanda do Norte X Suíça; Croácia X Grécia; e Dinamarca X Irlanda.

Italianos, suíços, gregos e irlandeses disputarão a segunda partida em casa o que também foi definido no sorteio, já que as bolinhas de tais seleções foram retirada de um pote intermediário por último.

Os duelos valendo classificação para a Copa serão realizados em jogos de ida e volta, que ocorrerão em dois períodos: entre os dias 9 e 11 de novembro e entre 12 e 14 do mesmo mês.

Quem vencer e tiver melhor saldo de gols na soma dos dois confrontos, está classificado para o Mundial o desempate é feito com base no critério de gols marcados fora de casa.

Em caso de resultados iguais, haverá prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis.

Os oito participantes da repescagem europeia foram divididos em dois potes com quatro equipes cada, antes do sorteio desta terça.

A separação foi feita com base na campanha das seleções na fase de grupos das eliminatórias continentais: os quatro times que somaram mais pontos ficaram no pote 1 (Suíça, Itália, Dinamarca e Croácia), e o restante, no 2 (Suécia, Irlanda do Norte, Grécia e Irlanda).

Os quatro times que triunfarem na repescagem europeia se juntarão às outras 10 seleções do Velho Continente já classificadas para o Mundial.

No total, 23 times têm vaga assegurada na Copa do Mundo:

Europa (faltam quatro vagas): Rússia (anfitriã), Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Islândia, Polônia, Portugal e Sérvia;

América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai;

África (faltam três vagas): Egito e Nigéria

Américas Central e do Norte: Costa Rica, México e Panamá;

Ásia: Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã e Japão;

*Duas vagas sairão da repescagem mundial: Peru x Nova Zelândia e Honduras x Austrália.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confirme que você não é um robô. *