PAULISTÃO 2017

Em cerimônia realizada nesta terça-feira (1), na sede da FPF (Federação Paulista de Futebol), em São Paulo, foi lançado o Campeonato Paulista 2017.

No Conselho Técnico, os presidentes dos 16 clubes da primeira divisão estadual concordaram com o formato do torneio proposto pela entidade.

Foram sorteados os quatro grupos do campeonato, que tem início marcado para 29 de janeiro e será encerrado em 7 de maio.

A fórmula da competição também sofreu alteração, em relação ao ano de 2016.

A fase de mata-mata foi a principal mudança para a edição de 2017 do Estadual, que será composto por 16 times, quatro a menos em relação aos anos anteriores em 2015, seis equipes caíram para a Série A2, enquanto apenas duas subiram.

Com a redução no número de times, o campeonato passa a ter 12 datas na primeira fase, em vez de 15 no total, contando com as quartas, semis e finais, serão 18.

O Campeonato Paulista do ano que vem terá quatro chaves com quatro equipes cada.

Na primeira fase, os times do mesmo grupo enfrentam apenas os das demais chaves.

Ao final das 12 rodadas, as duas agremiações mais bem classificadas de cada grupo se classificarão para o mata-mata.

As quartas e semifinais, ao contrário das edições passadas, serão disputadas em jogos de ida e volta, sempre com o duelo decisivo sendo realizado na casa do time de melhor campanha.

Os pontos serão acumulativos.

Portanto, continuarão a ser contabilizados mesmo na fase de mata-mata, podendo uma equipe passar a outra na classificação e reverter o mando de campo nesta etapa do campeonato.

Os quatro grandes clubes do estado de São Paulo serão os cabeças de chave do torneio, que continuará tendo seis clássicos na primeira fase média de um a cada duas rodadas.

O vencedor do Paulistão 2017 será premiado com a quantia de R$ 5 milhões.

Campeão do Interior

Outra novidade para 2017 é a volta da disputa do Campeão do Interior, pré-aprovado no Conselho Técnico. As seis equipes que não avançarem às quartas de final e não foram rebaixadas brigarão pelo troféu em uma competição à parte, em formato a ser definido.

Veja abaixo como ficaram os quatro grupos do Campeonato Paulista 2017:

Grupo A
Corinthians
São Bernardo
Ituano
Botafogo

Grupo B
São Paulo
Red Bull Brasil
Linense
Ferroviária

Grupo C
Palmeiras
São Bento
Novo Horizontino
Santo André

Grupo D
Santos
Grêmio Osasco Audax
Ponte Preta
Mirassol

Reportagem: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confirme que você não é um robô. *