DIA NACIONAL DO FUTEBOL

O futebol hoje é uma paixão nacional, e foi trazido por um paulistano chamado Charles Miller, que completou seus estudos na Inglaterra e ao voltar para o Brasil, em 1849, trouxe consigo uma bola de futebol e toda a técnica do esporte que já era praticado na Europa, mais precisamente pelos ingleses.

Apesar desta data, apenas em 1895 ocorreu a primeira partida oficial no país.

Apesar do esporte ter se popularizado pelos ingleses, que o transformou nos moldes e regras que adotamos hoje, há registros de outros esportes que teriam sido a origem do futebol mesmo por volta dos 2.600 A.C., na China.

Existem relatos de esportes semelhantes ao futebol como o Kemari, no Japão antigo, Episkiros, na Grécia, Gioco del cálcio, na Itália Medieval entre outros.

A primeira partida de futebol oficial no Brasil ocorreu entre São Paulo Railway (primeira estrada de ferro paulista), time de Charles Miller, e a equipe da Companhia de Gás, que se enfrentaram em um campo na Várzea do Carmo.

O confronto terminou com a vitória dos ferroviários por 4 a 2.

Ambos os times estão extintos hoje.

O esporte porém, tinha dificuldades em reunir atletas e criar ligas, pois em jogos oficiais negros não podiam participar.

Devido a isto, as ligas e clubes eram basicamente realizado por estrangeiros que vinham para o Brasil e eram poucos os clubes.

Apenas na década de 20, começou a mudar o cenário e todos puderam ter acesso ao esporte.

A partir daí o Brasil começou a ganhar notoriedade internacional e hoje somos o único país que participou de todas as Copas do Mundo, além de estar presente em 7 das 18 finais até hoje.

Somos o único Penta Campeão das Copas e com justiça carregamos o apelido de país do Futebol.

Reportagem: Twitter.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confirme que você não é um robô. *