De ponta cabeça… Quem cai?

Dedé não é o Sedex, mas entrega muito rápido
Dedé não é o Sedex, mas entrega muito rápido

Eu gostei muito, particularmente, da 28ª rodada do brasileirão. Alguns resultados foram providenciais para que o campeonato ganhasse fôlego, em especial, a vitória do Flamengo frente ao Cruzeiro no Maracanã (que determinou pela primeira vez a segunda derrota seguida dos mineiros neste campeonato). Mas não há como deixar de destacar e louvar o desempenho dos times menores, não apenas nesta, há que se ressaltar, mas, nas últimas três rodadas.

O Coritiba, que hoje segura a lanterna com 29 pontos, conquistou seis dos nove pontos disputados nas últimas três rodadas, e só não figura fora do Z4 justamente por conta do belíssimo desempenho de seus concorrentes. Aliás, o coxa, a esta altura, é o “melhor” lanterna do brasileirão desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado novamente por 20 clubes. Isso mostra que o cenário é amplo e hoje é insensato cravar quem realmente cairá.

O Criciúma Dortmund engoliu o Santos
O Criciúma Dortmund engoliu o Santos

O Criciúma também conquistou seis pontos em nove ( três pontos foram perdidos justamente para o Coritiba) nas últimas rodadas. E foram duas vitórias convincentes do tigre, que hoje ocupa a 18ª posição, 3 a 1 frente ao Atlético mineiro (o galo garantiu uma vaguinha no G4 depois de bater o São Paulo por 1 a 0 neste domingo) e os 3 a 0 de ontem que decretaram o triunfo incontestável diante do Santos.

O Bahia, primeiro time no Z4 com 30 pontos, vive o famoso ganha e perde e ganha, além disso, curiosamente, o tricolor baiano promove uma disputa a parte contra seu rival Vitória. Ambos alternam a estadia na zona da degola, rodada após rodada. O rubro-negro, é bom ressaltar, saiu do grupo mais temido do campeonato após bater o Sport na Ilha do Retiro, 2 a 1. Já o Botafogo, que venceu o Corinthians por 1 a 0 no sábado (com um jogador a menos) também segue respirando, mas este, com um pouco menos de fôlego, dadas as circunstâncias enfrentadas pelo combalido alvinegro, dentro e fora de campo.

Belo jogo no Horto: Glo vence por 1 a 0
Belo jogo no Horto: Glo vence por 1 a 0

Como não falar do verdão? O Palmeiras venceu o Grêmio, sábado, no Pacaembu (2 a 1), em um jogo recheado de ingredientes, incidências, catimbas e etc, contudo, o fato é que o time de Dorival Júnior chegou a 34 pontos após três vitórias consecutivas e a torcida começa a acreditar que o clubenão será rebaixado na temporada em que comemora 100 anos de existência.

Juntos, as equipes que estão na zona de rebaixamento – Bahia, Criciúma, Botafogo e Coritiba-, somam 118 pontos, pontuação superior às últimas edições do Brasileiro, desde 2006, neste mesmo comparativo. Os primeiros colocados do brasileirão marcaram nove gols e sofreram 17 nas últimas três rodadas, enquanto os últimos colocados marcaram onze e sofreram o mesmo número. Isso comprova que pelo menos neste período, os times que almejam título e vaga na Libertadores estão deixando a desejar com relação aqueles que lutam para se manter na série A. E você, tem alguma aposta? Quem vai cair?

, , , ,

About Roberto Vieira

Sou jornalista, apaixonado por futebol e política, mas, sobretudo, alucinado pela comunicação! Acredito no Brasil, confio nos seres humanos, sou entusiasta da transformação. Que Deus nos abençoe!
View all posts by Roberto Vieira →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confirme que você não é um robô. *