COPA DAS CONFEDERAÇÕES SEM BRASIL

A Fifa realizou o sorteio da Copa das Confederações neste sábado (26) em Kazan, e as duas chaves da competição ficaram desenhadas da seguinte forma:

No grupo A – Rússia, Nova Zelândia, Portugal e México.

No grupo B – Chile, Austrália, Alemanha e o campeão da África (ainda indefinido) no B.

A abertura da competição acontecerá dia 17 de junho de 2017 com o duelo entre Rússia e Nova Zelândia, em São Petesburgo.

A Rússia entrou como cabeça de chave do Grupo A por ser país-sede.

Alemanha (campeã do mundo), Portugal (Europa) e Chile (América do Sul) também entraram no mesmo pote no sorteio, formato que deixou os grupos mais equilibrados (dessa forma, os quatro não poderiam cair no mesmo grupo, por exemplo).

Assim, a seleção de Cristiano Ronaldo escapou de cruzar o caminho dos campeões do mundo e da América do Sul logo de cara.

Já México (representante da América do Norte e Central), Austrália (que faz parte da Confederação Asiática) e Nova Zelândia (Oceania) entraram no pote dois, assim como o representante africano, que será definido no dia 5 de fevereiro, ao final da Copa Africana de Nações, no Gabão.

Participaram do evento algumas personalidades do esporte russo, como a bicampeã olímpica no salto com vara Yelena Isinbaeva.

Ao lado do ex-jogador de Rubin Kazan e Zenit Sergey Semak, ela foi responsável pelo sorteio. Antes deles, o brasileiro Julio Baptista foi ao palco levar a Taça da Copa das Confederações.

O torneio, que será disputado entre 17 de junho e 2 de julho, será disputado no seguinte formato: na primeira fase, as quatro equipes se enfrentam entre si ao longo de três rodadas e os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais.

A oitava edição do torneio será a primeira sem a participação da seleção brasileira, quatro vezes campeã, em 1997, 2005, 2009 e 2013.

A Fifa ainda não era organizadora em 1995 e 1993, quando a Argentina representou a Conmebol.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confirme que você não é um robô. *