CONGRESSO INTERNACIONAL DISCUTE INOVAÇÕES E RUMOS DA FISIOTERAPIA ESPORTIVA NO BRASIL

Mais de 70 palestrantes irão conduzir simpósios, painéis, oficinas e mesas redondas durante os dias do evento organizado pela SONAFE BRASIL, em Caldas Novas-GO.

Um ano após a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os fisioterapeutas especialistas em fisioterapia esportiva se encontrarão em Caldas Novas para o VIII Congresso Brasileiro e VI Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física SONAFE BRASIL.

O evento reunirá mais de 1.000 congressistas entre os dias 11 e 15 de outubro, no complexo Thermas Di Roma, para aprofundar conhecimentos, traçar novos rumos para a especialidade e fortalecer os profissionais.

Para o presidente do Congresso SONAFE 2017, Thiago Vilela Lemos, a edição desse ano acontece em um momento único.

“Toda a grade programática foi planejada para aproveitar ao máximo as experiências adquiridas pelos profissionais durante a Rio 2016, bem como fomentar o networking e o aprendizado prático e científico ao lado dos maiores nomes da fisioterapia esportiva do Brasil e do mundo. Sob o tema central “Fisioterapia Esportiva em Movimento”, vamos focar em discussões e novas práticas para a prevenção, avaliação, tratamento e reabilitação de disfunções do movimento humano inerentes aos esportes e aos exercícios físicos”, destacou.

A SONAFE Brasil é a maior entidade representativa da fisioterapia esportiva no país desde 2003 e atua em todas as regiões brasileiras, com mais de 500 sócios.

A atual presidente da Sociedade evidencia o Congresso como uma oportunidade ímpar para o fortalecimento da especialidade.

“Não só porque iremos reunir um grande número de profissionais, mas porque poderemos definir, juntos, estratégias para que os especialistas em fisioterapia esportiva possam atuar de maneira interdisciplinar no treinamento e acompanhamento de atletas”, disse Luciana Mendonça.

Durante o Congresso, no dia 14 de outubro, será aplicado o Exame de Conhecimento para Concessão do Registro de Título de Especialista em Fisioterapia Esportiva realizado pelo COFFITO e pela SONAFE Brasil.

Também serão apresentados os dados da primeira pesquisa sobre o Perfil do Fisioterapeuta Esportivo no Brasil, compilada pela Sociedade.

Programação: A extensa programação do Congresso SONAFE 2017 alia oficinas, simpósios e palestras durante os cinco dias de evento.

No dia 11 de outubro, os congressistas poderão participar de Simpósios específicos para cada área do movimento esportivo.

O III Simpósio de Fisioterapia Esportiva Aplicada ao Futebol abre a programação, às 08 horas, e contará com a participação fisioterapeutas renomados dos grandes clubes de futebol nacionais, além de representantes de seleções e clubes internacionais.

A presença do técnico Arthur Antunes Coimbra, o Zico, está confirmada. Ele participará da abertura do Simpósio e também de uma mesa redonda com outros profissionais no período da tarde.

Ainda no dia 11, acontece o I Simpósio de Fisioterapia Esportiva Aplicada ao Basquetebol e Voleibol; de Esportes com Raquetes; de Corrida-Triathlon-Ciclismo; de Esportes Aquáticos; de Esporte Paralímpicos; de Ginástica e de Esportes de Luta.

Palestrantes: Uma das principais características do Congresso é a representatividade de seus palestrantes.

“É o maior evento da especialidade no País e muitas entidades do exterior são parceiras justamente para poder compartilhar novidades e experiências. Como a atuação do fisioterapeuta especialista em fisioterapia esportiva está crescendo, principalmente em grandes clubes e equipes, como as seleções brasileiras, os profissionais sentem a necessidade dessa troca e a SONAFE Brasil nos propicia a oportunidade de reunir todos em um só local”, explicou Vilela.

Além da presidente da SONAFE Brasil, e de dezenas de sócios ativos e atuantes em grandes clubes brasileiros, também estará presente a Doutora Shirley Sahrmann, convidada de honra dessa edição, com mais de 50 anos de experiência; Evert Verhagen, cientista e epidemiologista do movimento de Amsterdã; Maria Constantinou, diretora da International Federation of Sports Physical Therapy (IFSPT); Doutor Timothy E. Hewett, docente na The Ohio State University e membro da Sociedade Americana de Ortopedia para Medicina Esportiva; Doutor. Sérgio da Fonseca, pós-doutor pela Universidade de Connecticut e diretor da UFMG; entre outros.

A programação completa, com a relação de todos os palestrantes, está disponível em www.sonafe2017.com.br.

SONAFE Brasil: A Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física (SONAFE Brasil) tem como missão valorizar o fisioterapeuta esportivo e fomentar iniciativas de aprimoramento para sedimentar a especialidade expandir sua atuação e representatividade no meio esportivo e entre a sociedade civil.

Maior entidade representativa da fisioterapia esportiva no país desde 2003, atua em todas as regiões brasileiras, estimulando a produção técnico-científica, bem como expondo a importância do fisioterapeuta esportivo para a saúde dos atletas e demais praticantes de atividades físicas.

Atualmente, mais de 500 fisioterapeutas esportivos compõem o quadro de sócios. A sede da SONAFE Brasil fica à rua Manacá, 131, em Santo André.

Mais informações e indicações de fontes para conteúdo podem ser obtidas pelo site www.sonafe.org.br ou pelo e-mail imprensa@sonafe.org.br.

Release: Jornalista Júlia Freire

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confirme que você não é um robô. *