Brasil na Terceira Fase

Lipe tem folga confirmada contra a Bélgica, e Dal Zotto deve poupar ainda outros titulares.

Brasil se classificou para a terceira fase do Mundial com uma rodada de antecedência.

Garantir a classificação para a terceira fase do Mundial masculino de vôlei com uma rodada de antecedência permite que o Brasil se dê a um luxo neste domingo (23).

Na partida contra a Bélgica, que encerra a participação da seleção na segunda fase em Bolonha, Renan Dal Zotto confirmou que Lipe ganhará folga.

E deu a entender que outros titulares também devem ser poupados para os jogos decisivos da próxima semana.

Brasil e Bélgica se enfrentam às 15h30 (horário de Brasília) deste domingo (23).

Lipe é o caso mais extremo porque chegou ao Mundial para jogar no sacrifício.

Como o ponteiro sofre com uma tendinite no cotovelo direito, a ideia da comissão técnica era poupá-lo ao máximo ainda na primeira fase.

Mas só ficou no banco na estreia, na vitória sobre o Egito.

Foi importantíssimo na vitória sobre a França, entrou ao longo da derrota para a Holanda, e depois seguiu entre os titulares nos jogos seguintes, fundamentais para obter a classificação no primeiro lugar do Grupo B.

Neste sábado (22), quando o placar se tornou elástico no terceiro set, deu lugar a Lucas Loh, troca que deve se repetir neste domingo no PalaDozza, ginásio que recebe os jogos em Bolonha.

“A gente está numa pegada tão violenta. Mas acho que é importante (ganhar folga) para a próxima fase. Acho que os jogadores que jogaram mais até agora precisam de um descanso, e quem não jogou precisa de rodagem. Contra a Bélgica, que é um time de alto nível, é importante para que todo mundo tenha uma bagagem para jogar a fase mais importante do campeonato. Acho que está todo mundo preparado. Não vamos entrar neste domingo de qualquer maneira, pensando já no Final Six . A gente tem que pensar que cada jogo é um jogo”, disse Lipe.

Outro que provavelmente terá descanso é Lucão.

O central foi titular em todos os sete jogos do Brasil até agora e chegou a ser poupado da etapa de saltos de alguns treinos para se recuperar fisicamente.

Renan afirma que Maurício Souza, que ainda não jogou a segunda fase por ter sentido um incômodo na coxa, pode ser titular. Será preciso avaliar o rendimento dele no treino da manhã.

“Souza treinou normal neste sábado já estaria em condições. Lembrando que o Isac esta muito bem, cresceu também dentro da competição. O Souza jogador já experiente, e a gente ganha em outros fundamentos com o Souza, como no sistema de bloqueio. Ele é extremamente importante nesse sentido e possivelmente começa jogando (contra a Bélgica)”, disse Renan.

Depois deste domingo, o Brasil folga na segunda-feira (24) e na terça-feira (25).

Serão dias dedicados ao deslocamento para Turim e para os treinamentos visando a terceira fase da competição, na qual apenas seis times seguem em busca do título.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confirme que você não é um robô. *